Rigolo - Dicas da Nutricionista - Agosto-01

O sanduíche natural se tornou uma das opções mais consumidas por sua praticidade, porém para que ele seja realmente saudável devemos tomar alguns cuidados na hora de montá-lo.

 

Além de delicioso, o sanduíche pode fazer muito bem à saúde.

Vamos lá, para ser considerado saudável, o sanduíche deve ter ingredientes menos calóricos, vitaminas, sais minerais e fibras. Lembrando que não vale retirar a salada, pois são os vegetais que trazem esses nutrientes.

Na hora da escolha do sabor, tentar escolher sempre o que oferece menores quantidades de gorduras e que possua alguma quantidade de vitaminas e sais minerais, por exemplo, entre salame, atum e frango, o ideal seria o atum por conter a menor porção de gorduras e ainda ômega 3. Quem não é muito adepto ao peixe deve optar pelo frango (peito desfiado e sem gordura) ou mesmo chester ou blanquet de peru.

Vamos tomar cuidado com o excesso de maionese, catchup e mostarda, pois apresentam uma quantidade significativa de sódio e conservantes.

Já sobre qual pão escolher, é sempre melhor optar pelo pão integral, ao invés do branco. Para as pessoas que têm intolerância ao glúten, os celíacos, é necessário fazer ou comprar um pão diferente, como os que utilizam amido de milho, fécula de batata, farinha de arroz ou polvilho no lugar da farinha de trigo.

 

Vamos para uma receitinha simples e saudável:

 

Ingredientes

- Pão integral;

- Queijo branco (minas, ricota);

- Atum light em base água;

- Alface, tomate, cenoura e outros vegetais.

- Caso queira, passe 1 colher de chá de requeijão zero, e aproveite!