grao de bico

O grão de bico é fonte de proteínas, carboidratos, fibras, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio, vitaminas como do complexo B e betacaroteno. Diferente de outras leguminosas, como o feijão e a ervilha, as proteínas e o ferro presentes nele são melhores absorvidos por nosso organismo.

Contém pouca gordura, porém seu teor nutricional é rico em gorduras boas, como os ômegas 6 e 9. O carboidrato contido no grão é de baixo índice glicêmico, logo, é ideal para ser consumido por diabéticos.

As fibras presentes no grão de bico auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) no sangue, inibindo a absorção de colesterol pelo intestino, ajudando assim a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

É rico em triptofano, um componente da proteína utilizado pelo organismo na produção de serotonina, que por sua vez, é a responsável pela ativação neurológica que promove a sensação de bem-estar no corpo.

Mesmo com tantos benefícios para a saúde, o consumo do grão de bico ainda é baixo no Brasil, se comparado ao de outras leguminosas como o feijão, parte do cardápio diário de muitos. Com grande potencial nutricional a ser explorado, o grão de bico tem sido objeto de estudo de inúmeras pesquisas, que buscam por desvendar e entender seus benefícios.

Deve ser cozido na panela de pressão, e para facilitar, deixe-o de molho em água por cerca de oito horas. É consumido, principalmente, em sopas e saladas, e na forma de homus, um patê feito de grão de bico.

estrogonofe

Aproveite todos esses benefícios, confira uma deliciosa receita de Estrogonofe de grão de bico:

∙ Ingredientes
500 g de grão de bico
1 peito de frango
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
2 copos de água
2 colheres (sopa) de ketchup
2 colheres (sopa) de mostarda
2 xícaras (chá) de cogumelos picados
1 lata de molho de tomate
3 colheres (sopa) de salsinha picadinha
1 lata de creme de leite
Sal a gosto

∙ Como fazer
No dia anterior deixe o grão de bico de molho. Cozinhe o frango apenas em água e sal. Reserve duas xícaras (chá) da água do cozimento. Desfie o frango e reserve. Escorra o grão de bico e coloque em uma panela de pressão. Junte a água reservada e cozinhe por 15 minutos. Escorra e reserve.

No óleo/azeite, doure a cebola, acrescente o frango e os copos de água. Coloque o sal, o ketchup, a mostarda e deixar ferver. Acrescente os cogumelos, o molho de tomate e cozinhe até que o caldo fique grosso. Depois que desligar o fogo, junte a salsinha e o creme de leite. Sirva ainda quente.