Dicas da Nutri

Os ovos (queridinhos do momento) são consumidos principalmente devido ao seu conteúdo proteico, ajudam os músculos a recuperar e a ganhar força.

Claras ou Gemas?
Apenas a clara ou o ovo todo, devido ao colesterol presente no ovo temos que ter uma certa cautela, porém isso vai depender das suas necessidades diárias e de quanto você gasta por dia, ou seja, podemos sim consumir o ovo inteiro, desde que nossas necessidades estejam de acordo com nossos gastos.
O organismo necessita de alguns níveis de colesterol para funcionar, pois na quantidade certa o colesterol reduz o risco de doenças do coração. O colesterol que é encontrado nos alimentos como carne vermelha, frango, frutos do mar, ovo e derivados do leite tem pouco interferência no colesterol ruim do nosso organismo.
Então o colesterol de uma pessoa não irá aumentar caso a mesma coma um ovo por dia ou até mais. Lembrando que o importante para não aumentar o nível de colesterol ruim é seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.

Benefícios a mais do ovo
O ovo é fonte de vitaminas A, D, E e B12, que, de uma maneira geral fazem bem aos olhos, pele, ossos e memória, respectivamente. As vitaminas e os sais minerais estão presentes na gema. A colina é uma das principais vitaminas presentes na gema, vitamina do Complexo B, que é relacionada à memória.
As pessoas que ingerem ovo na primeira refeição do dia se saciam muito mais com menos calorias durante o dia, comparado a quem come apenas carboidratos, o que acaba ajudando em uma dieta de emagrecimento principalmente.

Aqui vai um exemplo no café da manhã proteico:

2 ovos mexidos com 1 colher de chá de manteiga;
Acrescente temperos naturais:
• Orégano.
• Açafrão em pó.
Complemente a refeição com:
1 porção de fruta com farelo de aveia.

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