2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri - outubro-02

Já pensou em se organizar antes de sair de casa para não ficar na mão quando bate aquela fome no intervalo do dia? Ou seja, comer sem sair do plano saudável?

Vamos começar mencionando que não somos obrigados a comer a cada 3 horas, porém, isso tudo vai depender do que comeu em sua última refeição e de seu metabolismo, ou seja, sinais verdadeiros de fome.

 Vamos a algumas observações para quando bate aquela fome nos intervalos de seu dia:

- Comer um item saudável em exagero.

Qualquer coisa em excesso faz mal, até alimentos “do bem”. Itens como nozes, sementes, queijo e frutas secas são considerados lanches saudáveis, mas se comer uma quantidade grande deles, as calorias, o sódio e o açúcar serão estocados em excesso.

- Ingerir algo que não satisfaz.

Comer algo que é rico em proteínas, como por exemplo um omelete só de claras – pode fazer com que você volte a sentir fome em pouco tempo. Para sentir saciedade, procure snacks equilibrados, que contenham além das proteínas, um pouco de gordura boa, fibras e, dependendo do momento do dia, os carboidratos complexos (com fibras).

- Servir-se direto da embalagem

Quando você enfia a mão num saco e coloca o alimento na boca é mais difícil manter o controle da quantidade consumida, e outra questão é, quanto maior o recipiente, mais propensa você estará a comer, mesmo sem fome. Antes de atacar seu lanche, lembre-se de colocá-lo em outro recipiente.

Algumas opções de lanches equilibrados para seu dia:

- Mix de oleaginosas;

- Lascas de coco ou coco fresco em pedaços;

- Iogurtes naturais com farelos ou sementes;

- Frutas que não sejam tão doces como farelos ou sementes;

E por ai vai, pense sempre no equilíbrio

Nutricionista: Mariana Parra