insonia

Quase todas as pessoas têm noites de sono mal dormidas e quando o problema se torna crônico, o organismo fica sobrecarregado com efeitos negativos.

Por: Mariana Parra, Nutricionista Esportiva

 

O problema mais comum é causado pelo sono interrompido que faz com que a pessoa alterne minutos acordados e dormidos. Entre as principais causas estão o uso do álcool, a depressão e a ansiedade.

A insônia caracteriza-se pela dificuldade em pegar no sono, não dormir por muito tempo após pegar no sono ou acordar muito cedo pela madrugada. Quem sofre com isso pode apresentar cansaço e sonolência durante o dia, do mesmo modo, pode adquirir dificuldade de atenção e concentração. Este problema pode afetar pessoas de todas as idades.

Uma alimentação saudável, aliada a exercícios e uma rotina de horários para seus afazeres, refeições e sono, é uma arma poderosa contra a insônia. Existem alimentos que ajudam no relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono. Entre eles, podemos destacar a alface e as ervas. Além disso, alimentos fontes de triptofano, como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

 

E aqui vai uma listinha de alimentos que vão ajudar você a pegar no sono:

- Banana; - Semente de gergelim; - Aveia;  - Arroz integral; - Ovos; - Linhaça; - Salmão; - Maracujá;  - Couve; – Amêndoas;

 

Dica: Bata antes de dormir suco de meio alface com 1 pepino, além de contribuir para o sono, ajudará na circulação também e funcionamento intestinal.