Bacalhau pronto - Empório Rigolo

Impossível falar de Páscoa e não pensar em coelhinho, ovos de chocolates e (claro!) o bacalhau. Esse alimento já está enraizado em nossa cultura, principalmente quando falamos na refeição da Sexta-Feira Santa. Mas onde encontrar o Bacalhau em Jundiaí?

Antes, vamos falar um pouco de história e gastronomia. Tradicional e queridíssimo na cozinha portuguesa, é um alimento muito frequente nas receitas e um símbolo da própria identidade nacional. Na época das grandes navegações, os portugueses precisavam de alimentos não perecíveis que suportassem as longas viagens pelo oceano. Assim, o bacalhau foi um de seus escolhidos e, consequentemente, foi introduzido na alimentação brasileira já na época do descobrimento.

Bacalhau é o nome dado ao peixe depois de salgado e seco. Existem cinco tipos de peixes que podem resultar neste alimento, tendo, cada um, suas características próprias que influenciam na sua qualidade e no preço. Historicamente, a cidade do Porto foi a primeira a receber e preparar o bacalhau que os pescadores portugueses buscavam na época das navegações. Ainda hoje o Porto é a principal cidade culinária do bacalhau.

Por tradição cultural, no Brasil o nome “Porto” passou a identificar o bacalhau de melhor qualidade, portanto, era o bacalhau que vinha diretamente da Cidade do Porto.

blog 2

E para complementar a sua Páscoa, o Rigolo se inspirou em toda essa história e preparou um festival repleto de sabor e tradição: o ‘Festival Português’.

Você pode escolher entre:

  • Nós preparamos: Você pode encomendar o prato pronto de Bacalhoada com legumes. Porções de no mínimo 1 kg.
  • Faça você mesmo: Postas salgados e dessalgados de Bacalhau de Porto, legumes, azeites e azeitonas.

 

Importante lembrar que aceitaremos as encomendas até o dia 24 de março, quinta-feira que antecede o feriado. E na Sexta-Feira Santa estaremos abertos até as 13 horas.

Não deixe de encomendar o seu Bacalhau do Porto, e ter sua refeição inspirada e com os sabores das tradições portuguesas!

 

Estamos no Mercadão da Vila Arens! Ligue: 4526 1071