2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri - junho-01

E quando passamos por muito efeito sanfona e logo em seguida aparecem as estrias?

O efeito sanfona acontece quando engordamos e emagrecemos repetidamente. Isso geralmente acontece após uma dieta rigorosa em que não aguentamos e novamente caímos aos hábitos alimentares anteriores à dieta, retornando rapidamente ao peso anterior.

Durante uma restrição alimentar, o cérebro entende que a perda de peso é uma ameaça ao organismo, reduzindo o metabolismo e fazendo com que o corpo queime menos calorias, ou seja, uma forma de preservação, na intenção que o peso perdido volte. O efeito sanfona funciona desta forma e com ele podem aparecer doenças como hipertensão, colesterol alto, problemas no coração e até o enfraquecimento do sistema imunológico.

Já as estrias aparecem logo em seguida ao efeito sanfona, ocorrem quando a pele sofre um estiramento repentino, formando linhas avermelhadas no início e depois, quando mais velhas, ficam esbranquiçadas. Após a perda e ganho de peso repentino, o colágeno e as fibras são destruídos formando linhas parecidas com cicatrizes. As estrias podem aparecer por diversos motivos, mas o grande vilão é o efeito sanfona.

Para que este quadro seja evitado o efeito sanfona e consequentemente as estrias é importante diminuir a ingestão de frituras e gorduras, ou seja, evitar alimentos refinados, ricos em gorduras trans, em conservantes e corantes, incluir na alimentação legumes, frutas frescas, farinhas integrais, grãos integrais, alimentos ricos em fibras e ômega 3, ter um equilíbrio na quantidade em cada refeição, praticar atividades físicas e controlar o peso corpóreo subindo semanal.

E não se esqueçam do consumo de água ao longo do dia, quanto mais limpo o organismo, menos toxinas e mais disposição teremos

E aqui vai a receita de mais um suquinho anti-toxinas

1 folha de couve

Suco de 1 limão

1c de sobremesa de espirulina

1c de chá de gengibre em pó

¼ de pepino

¼ de kiwi

1 copo de água

Gelo

Bater tudo e se deliciar

Dica da Nutri: Mariana Parra