Protein foods

Que a proteína é benéfica à saúde, traz muitos resultados principalmente para aqueles indivíduos que almejam definição e hipertrofia muscular, sendo essencial para quem treina, todo mundo já sabe. Porém, isso não quer dizer que quanto mais proteína ingerir, melhor.

O excesso de proteína não trará mais resultados, e sim poderá prejudicar sua saúde – o ideal é saber exatamente quanto de proteína você precisa por dia, ou seja, essa quantidade é calculado de acordo com cada indivíduo.

Vamos citar alguns dos problemas que esse consumo em excesso pode trazer a saúde:

Aumento de gordura corporal

O excesso de proteína pode virar gordura, sim! Por servir também como energia para o organismo, em seguida armazenado no tecido adiposo, o percentual de gordura corporal tende a aumentar. Ou seja, não adianta consumir mais proteína do que precisa para tentar crescer mais ou mais rápido, porque o excesso dela ser transformada em gordura e pode acabar com a sua definição.

Problemas renais

Existem vários estudos e evidências suficientes que comprovem que a alta ingestão de proteína possa causar danos renais em pessoas saudáveis, ou seja, que possuem um funcionamento normal dos rins, pois, quando há um consumo excessivo de proteína, o rim é obrigado a trabalhar mais.

Problemas hepáticos

O alto consumo de proteína será quebrado para formação de energia ou transformado em gordura pelo fígado. Nesse processo, há formação de amônia no sangue, uma substância tóxica que precisa ser excretado do organismo.

Inchaço

Como o rim está trabalhando demais, o controle hídrico do organismo pode ficar prejudicado e, como consequência, o organismo começa a reter líquido. Ou seja, o inchaço pode não ser o aumento de massa muscular e sim uma retenção de líquidos causada pelo consumo excessivo de proteína.

Vamos nos atentar, nada melhor do que uma avaliação especifica para saber o que precisa consumir de cada MACROnutriente

Veja este exemplo de café da amanhã proteico indicado mais aos pacientes que querem perder peso/ lembrando que a quantidade deve variar de pessoa para pessoa:

1 limão espremido em água + gengibre em pó;

2 ovos mexidos em 1c de chá de azeite de chia/ orégano/açafrão e pitada de sal rosa;

1f de melão com 1c de chá de farelo de aveia e pitada de canela em pó