2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri - 2017 - Fevereiro - Corridas Longas

 

Cada vez é maior o número de participantes em corridas de rua, entretanto muitos não estão preparados fisicamente e principalmente nutricionais, diminuindo a performance e oferecendo riscos à saúde consequentemente.

Com a grande procura de esportistas/desportistas por corridas mais longas, é fundamental um bom planejamento na parte alimentar e nas planilhas de exercícios, elaborar estratégias para os treinos e para os dias que antecedem a corrida.

 

Vamos a algumas dicas, antes de treinos e provas longas:

 

- Tomar o café da manhã 1 a 2 horas antes do treino;

Sugestão: Pão com ovos e geleia caseira, fruta/ suco ou Tapioca com farinha de beterraba, requeijão, óleo de coco e suco integral.

 

Durante treinos e provas acima de uma hora:

É necessário o consumo de carboidratos e sódio.

 

Carboidratos: É aconselhável tomar 1 gel de carboidratos com água a cada 30-40 minutos. A pós 1 hora acrescentar fontes de gorduras, exemplo, castanhas. Existem jujubas energéticas ou alimentos como bananada, paçoquinha, rapadurinha e sachê de mel, que podem substituir o gel.

 

Sódio: Em maratonas ou ultra maratonas pode ser necessária a utilização de cápsulas de sal, pois o sódio presente no gel e em bebidas será menor do que as perdas.

 

Após o treino/ corrida:

Consumir alimentos ricos em carboidratos (pão, frutas, granola, mel, geleia) e proteínas (iogurte, queijos magros, ovo).

Exemplo: Lanche com frango desfiado, requeijão, cenoura/beterraba acompanhado de suco de laranja ou iogurte com granola e mel no lugar do suco