2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri - setembro-01

Para não sairmos da rotina saudável e seguir as orientações certinhas de uma conduta nutricional as marmitinhas são uma excelente opção, ainda mais se fizermos em casa. E para a praticidade de nosso dia uma ótima disse é fazer em um único dia da semana e congelar para o resto.

Sendo uma boa opção para quem quer fugir do fast food e economizar dinheiro com alimentação fora de casa. Porém, não basta cozinhar e armazenar as porções sem planejamento.

Preparar, organizar e congelar as marmitas corretamente são etapas fundamentais para evitar desperdícios, aumentar a conservação e durabilidade dos alimentos e prevenir doenças, como intoxicações alimentares.

Vamos as etapas:

ESCOLHA  - Escolher ingredientes frescos, preferencialmente orgânicos e da estação, que são mais saborosos e saudáveis. Se for congelar a carne pronta com o resto da marmita, prefira preparações cozidas, assadas ou grelhadas. Evite congelar preparações com creme de leite e queijos cremosos.

CHOQUE TÉRMICO – Cozinhe os alimentos por menos tempo do que o habitual, pois eles amaciam durante o processo de congelamento. Menos sal e temperos, que são realçados após congelados. Depois de cozinhar, a preparação deve ser resfriada rapidamente.

GUARDA-VOLUME – A comida deve ficar em um recipiente lavável, rígido, transparente e com tampa fechada hermeticamente. Controle a data de preparação e de validade –até cinco dias na geladeira (temperatura inferior a 5ºC) e um mês no freezer (não acima de -18ºC).

HORA DO GELO – Organize no freezer, os alimentos com validade menor, a frente. Embalagens menores permitem retirar a quantidade certa de cada refeição, diminuindo o desperdício. Não deixe superlotado: o ar frio precisa circular entre os alimentos.

Dicas de combinação para uma marmitinha fit:

Uma fonte de carboidratos complexos (arroz integral, batata doce);

Uma fonte de proteínas (carnes magras no geral grelhadas);

Verduras/Legumes cozidos (escolhe pelo menos 2 tipos);

Para o preparo usar manteiga/azeite comum/óleo de coco/azeite de chia – pitada sempre

Temperos naturais: ervas a vontade

Se conseguir levar uma salada crua em um pote de vidro no dia perfeito