2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri - 2017 - outubro-02

 Quem disse que vegetariano não come churrasco?

 

Comem sim e existem opções extremamente gostosas e saudáveis, capazes até de deixar qualquer carnívoro com vontade de experimentar. Bastam alguns legumes, temperos, espetos e uma brasa quente para fazer um churrasco vegetariano saboroso. Vejamos algumas dicas de como prepará-lo:

Tenha em seu repertório a criatividade para convencer as pessoas que é possível fazer um churrasco vegetariano e vegano mega gostoso e ao mesmo tempo saudável.

Os principais legumes que podem ser preparados num churrasco vegetariano são os seguintes: abobrinha, batata, cogumelos, pimentão, cebola, milho verde, berinjela, abóbora e cenoura, o tomate sendo uma fruta é muito usado também para dar uma variada nas cores e sabores. Podendo ser cortados em cubinhos, temperados e colocados diretamente no espeto, como a abobrinha, a abóbora, a berinjela, o milho verde, o pimentão e a cenoura. Já alguns ficam melhores quando embrulhados em papel alumínio e levados à grelha.

Podemos abusar da criatividade dos temperos, usando especiarias naturais, sal rosa ou marinho e o azeite extra-virgem. Alguns legumes podem ser recheados com queijo, tofu e especiarias. Não se esqueça de virar frequentemente e ficar atento com a altura do fogo para não se queimar.

O abacaxi no espeto é uma excelente opção que não pode faltar. Com ele não tem erro, todo mundo gosta, com canela então, fica sensacional, uma explosão de sabores. Utilizar outras frutas também é uma ótima opção, as cítricas facilitam a digestão, já a melancia, por exemplo, fica ótima para sobremesa e para ser grelhada com um pouco de sal.

 

 

Para acompanhar veja esta receita maravilhosa de maionese de abacate

  • 1 abacate maduro médio levemente amassado (Cerca de 400g)
  • 1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
  • 2 colheres (de sopa) de mostarda
  • 2 colheres (de sopa) de suco de limão
  • Sal marinho ou rosa a gosto
  • 1 dente de alho sem o miolo (opcional)
  • Aproximadamente 1/2 xícara (de chá) de azeite de oliva

 

 

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque o abacate, a salsinha picada, a mostarda, o suco de limão, tempere com sal a gosto e se gostar acrescente um dente de alho sem o miolo. Bata e adicione cerca de ½ xícara de azeite aos poucos até obter uma textura de maionese. Se quiser, adicione mais temperos de sua preferência.