2348-Rigolo- Dicas da Nutri-2017-julho-cacau

No inverno, devido às baixas temperaturas, temos mais dificuldades em manter nosso plano alimentar e uma das tentações são os doces. As constantes escorregadas na dieta podem colocar em risco a boa forma, por isso muitos tentam evitá-las.

No entanto, o que boa parte das pessoas ainda não sabe é que é possível saborear alguns quitutes de maneira saudável e sem prejudicar a dieta, especialmente quando se trata do cacau, que dá origem ao tão amado chocolate. O cacau, além de ser delicioso, é considerado um dos alimentos funcionais mais poderosos.

Veja algumas vantagens:

- Possui polifenóis e flavonoides, atuando na redução da pressão arterial e também para melhorar a saúde do coração, além der apresentar antioxidantes potentes, que age protegendo o organismo do excesso dos radicais livres;
- Possuem propriedades anti-inflamatórias e anti-alergênicas.
- Um grande aliado no combate ao mau humor e a maior vantagem atribuída é a sensação de bem-estar gerada graças ao estímulo à produção de serotonina;
- Melhora o bom-humor, pois contém um aminoácido chamado triptofano que é responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar, e ainda é fonte de dopamina, que auxilia em uma maior sensação do prazer;
- Fantástico para mulheres: o triptofano também ajuda na saúde feminina prevenindo corrimentos e combatendo os sintomas da TPM;
Fortalece a imunidade estimulando a produção de um tipo de glóbulos brancos: os linfócitos, que agem no sistema imunológico humano, defendendo o organismo contra vírus e bactérias;

Veja os diferentes tipos
50%: Indicado para quem quer começar a degustar um chocolate com mais qualidade;

60%: Essa versão apresenta um traço amargo mais acentuado;

75%: Esta faixa de concentração de cacau apresenta um balanceamento entre o sabor e a qualidade do produto;

85%: Nesta versão o sabor intenso e amargo remete ao café preto. Não contém adição de açúcar;

99%: É um dos mais difíceis de ser encontrado no mercado e possui um sabor salgado, porém é o que apresenta maior concentração de flavonoides/benefícios;