Oil into fryer

Gordura faz bem para saúde? Qual tipo de gordura posso consumir? Vamos lá….

Gorduras Trans

A trans é o resultado de processo químico que pode ser natural ou industrial. No caso natural acontece somente no estômago de animais. No caso industrial é quando os óleos vegetais líquidos, presentes nos alimentos, são modificados e transformados em gorduras sólidas por meio da adição de hidrogênio, ou seja, totalmente prejudicial ao nosso organismo.

Sua função nos alimentos é manter o melhor aspecto e expandir a durabilidade do produto, sendo que a substância é utilizada em grande escala pela indústria alimentícia.

Este tipo de gordura não é bem-vinda ao nosso organismo, pois ele não consegue digerir completamente, o que acaba por aumentar o colesterol LDL (o ruim) e diminuindo o HDL (o bom). O organismo é incapaz de eliminá-la fazendo com que fique armazenada em nosso corpo, trazendo inúmeros problemas de saúde.

A gordura trans pode estar apresentada como Gordura Vegetal Hidrogenada, por isso é importante ficar atento nas especificações.

E onde estão essas gordurinhas do bem? As monoinsaturadas encontram-se no azeite de oliva e nas frutas oleaginosas, como caju, amendoim, amêndoa, castanha e avelã. Já as poli-insaturadas você encontra nos peixes de água fria (como salmão, sardinha, truta e no bacalhau, fontes de ômega 3. Porém sempre muito cuidado com os excessos

E a gordura saturada, ou seja a gordura animal, ela está tanto nas carnes brancas quanto vermelhas, leite e derivados integrais, gordura de porco e ainda no azeite de dendê. Posso consumi-la? Sim, porém com MUITA MODERAÇÃO. Esse é o grande mal de nossa população saber usar esses alimentos corretamente, ou seja, saber dosar!

E aqui vai uma dica de lanche da tarde super nutritivo e que irá proporcionar grande saciedade

Ingredientes:

- 3c de sopa da polpa de abacate – rico em gordura monoinsaturada;

- 1 limão espremido;

- 1c de chá de adoçante xylitol;

- Cacau e canela em pó a gosto;

Apenas misturar todos os ingredientes formando um mousse.

Dica da Nutri: Mariana Parra