2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri - outubro-01

Vamos aumentar seu consumo de fibras e antioxidantes no dia? Que tal acrescentar a berinjela?!

A berinjela é um vegetal rico em diversos nutrientes, dentre eles a vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibra solúvel. A niacina (vitamina B5) tem como função proteger a pele e ajudar na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Enquanto os minerais cálcio, fósforo e ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.

Famosa por contribuir na diminuição do colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético.

Veja esta receita funcional:

INGREDIENTES

  • 1 berinjela cortada em cubinhos;
  • 1 tomate picado em cubinhos;
  • 1 cebola picada;
  • ½ colher (chá) de páprica doce;
  • 1 pitada de pimenta-do-reino;
  • Sal marinho a gosto;
  • Salsinha fresca picada a gosto;
  • Manteiga ghee a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque a berinjela cortada em um recipiente com água e sal e reserve; Em uma panela, refogue na manteiga o tomate e a cebola; Adicione um pouco de água, o suficiente para não secar; Em seguida, acrescente a berinjela e os demais temperos e refogue por cerca de 10 minutos.