2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri - 2017 - outubro-03

O colesterol é um assunto sério e que merece muita atenção, já que cada vez mais vem afetando jovens, crianças e adultos. Fatores como genética, inatividade, diabetes, estresse e hipotireoidismo podem influenciar nos níveis de colesterol e uma dieta pobre em nutrientes é uma das principais causas de colesterol ruim alto e o bom baixo.
O colesterol é uma substância natural que está presente em todos nós sendo crucial para a nossa sobrevivência. É produzido pelo fígado e exigido pelo corpo para o bom funcionamento das células, nervos e hormônios.
Infelizmente, os hábitos atuais são altamente inflamatórios, o que eleva o LDL (colesterol ruim) e baixa o HDL (colesterol bom) na maioria dos casos, o oposto do que é desejado.
Basicamente, a inflamação é a raiz da maioria das doenças, e as doenças cardíacas não são exceção. Planos alimentares ricos em gordura não causam níveis elevados de colesterol, sabemos agora que apenas certas pessoas têm problemas para metabolizar adequadamente o colesterol.
Temos que ter moderação e equilíbrio, comer uma combinação de alimentos de verdade e nutritivos que combatem a inflamação e atacar a raiz do problema.

E vamos para uma receitinha que ajudará a controlar seus níveis adequados de colesterol, lembrando que devemos ter um equilíbrio durante todo o dia:

Suco de laranja com berinjela
Como fazer:
Bater no liquidificador 1 berinjela (200g) com casca + 200 ml de suco puro de laranja-pêra, adoçar com açúcar de coco (moderado) ou sucralose/estévia