2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri -Agosto-01

Com os níveis de stress elevados e a dependência excessiva de alimentos processados, a inflamação – que perturba o equilíbrio natural do corpo – é cada vez mais frequente em nosso organismo.

Resultado: maior exposição a doenças. Porém, há esperanças!

Em relação às escolhas alimentares, procure incluir com frequência os seguintes alimentos:

Couve – rica em nutrientes e ajuda na saúde do nosso fígado. Utilize refogada;
Cogumelos – excelente para o sistema imune e anti-inflamatório. Refogue na manteiga ghee, ou consuma em forma de extratos e suplementos;
Gengibre – um dos alimentos mais estudados no combate à inflamação. Adicione gengibre fresco ou em pó no suco verde, chás e até em molhos para salada para um sabor refrescante;
 Cúrcuma ou açafrão da terra – rica em curcumina, essa especiaria é um dos mais potentes anti-inflamatórios presentes na natureza. Adicione no arroz, chás, sucos, ou até mesmo no leite de castanhas quetinho. Coloque uma pitada de pimenta preta para melhorar a absorção.
Salmão selvagem - esse peixe de água fria é uma das melhores fontes de ômega 3 e ajuda também na saúde do nosso cérebro. No sushi, grelhado ou assado no forno, não tem erro!

Mariana Parra
Nutricionista Esportiva e Clínica
CRN/SP – 31951