2534 - Rigolo - Dicas da Nutricionista - Novembro 4

Por: Mariana Parra – Nutricionista

 

O que seria uma alimentação ideal?

 

Não é fácil fazer uma boa alimentação, temos que ser regrados. A recomendação é de cinco a seis refeições por dia, às vezes, até mais, dependendo do objetivo do paciente, com intervalos de três ou quatro horas entre elas. Não é raro faltar tempo para comer ou não ter o alimento mais adequado à mão.

Nossa alimentação requer um equilíbrio nutricional de carboidratos, proteínas e gorduras. Quando praticamos exercícios físicos precisamos regrar ainda mais nossa alimentação, principalmente antes e depois dos treinos para que nosso organismo não entre em desiquilíbrio e não prejudique os resultados esperados, muitas vezes de perda de gordura corporal e ganho de massa magra.

Temos mesmo que evitar o carboidrato para perder peso?

Essa dinâmica do metabolismo prova que é ineficiente cortar carboidratos para emagrecer, ou seja, perder peso exige regularidade em exercícios específicos. Isso irá aumentar o metabolismo basal (em repouso) e favorecer a perda de peso.

 

Porque temos que nos preocupar com o consumo de proteína, principalmente quem tem hábito de exercícios?

 

A falta de proteína na alimentação não gera sintomas tão evidentes quanto a fadiga na hora de malhar. A proteína está ligada à recuperação muscular, quando o músculo é solicitado em atividades concentradas, como a musculação, ele sofre pequenas lesões e neste caso, essas lesões podem prejudicar o ganho de massa muscular.

Os exercícios dão resultados positivos quando são feitos na medida certa, por um corpo preparado para sofrer tal desgaste. É preciso haver equilíbrio entre alimentação, descanso e exercícios para ganhar condicionamento físico e melhorar nosso estado físico com os objetivos alcançados

 

Exemplo de refeição pré-treino:

Creme de abacate pré-treino – Rendimento: 2 porções;

 

Ingredientes

1 abacate pequeno;

1 copo de leite de amêndoa ou de macadâmia;

1 colher (chá) de cacau;

1 colher (sopa) de agave ou mel.

Modo de preparo

Coloque o leite de amêndoa ou de macadâmia no freezer e ficar bem gelado. No liquidificador, acrescente todos os ingredientes e bata até virar um creme homogêneo e sirva..