2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri - novembro-01

A partir dos 30 anos é fundamental manter uma alimentação saudável e equilibrada que contribua no equilíbrio hormonal.

O início da menopausa é considerado após um ano do último fluxo menstrual. Os níveis de estrogênio e progesterona (hormônios femininos) diminuem durante esse período fisiológico, o que contribui para as oscilações de humor, ondas de calor, ossos fracos.

Para evitar a depressão, a irritabilidade e ansiedade é importante consumir alimentos antioxidantes, com mais fibras, gorduras boas e proteicos. Também é recomendado evitar alimentos gordurosos, industrializados, ricos em sódio e açúcares e óleos vegetais;

Confira os alimentos mais importantes para amenizar os sintomas da MENOPAUSA e ter uma alimentação mais saudável

– Cálcio: Coma alimentos ricos em cálcio, ele é encontrado em produtos como o kefir, peixe, brócolis e leguminosas.

– Ferro: O ferro é encontrado na carne vermelha, aves, peixes como a sardinha, ovos, fígado de boi, lentilha, vegetais verdes folhosos, nozes, entre outros alimentos.

– Fibras: frutas frescas e legumes (abacate, maçã, banana, brócolis, quinoa, entre outros).

– Beba bastante água: Como regra geral, beba ao menos dois litros de água todos os dias.

– Peixes: As mulheres menopáusicas necessitam consumir mais alimentos ricos na vitamina D, ou fazer a suplementação para impedir a perda óssea. Alimentos ricos em vitamina D incluem peixes gordurosos e alimentos fortificados. Eles também possuem gorduras saudáveis e ferro.

– Linhaça: A linhaça também contém alguns compostos semelhantes ao estrogênio, que podem ajudar a equilibrar as  alterações hormonais.

– Amêndoas: coma amêndoas para apoio nutricional durante a menopausa. As amêndoas são uma grande fonte de gordura saudável, que ajuda a combater os efeitos de secagem de baixos níveis de estrogênio. Também são ricos em magnésio, complexo de vitamina E, e riboflavina, que é essencial para a integridade vascular (3).

– Ovos: esses alimentos são uma grande fonte de vitamina D, bem como ferro e vitaminas do complexo B. Todos os nutrientes que precisamos para nos sentir enérgicos, e manter a saúde óssea e do corpo em geral estão presentes nos ovos.

– Frutas: repletas de antioxidantes, são ricas também em água e fibras

– Vegetais: muito baixos em calorias e ricos em fibras, os vegetais são úteis como nossas necessidades de calorias, pois diminuem o risco de ganho de peso à medida que envelhecemos.

– Brócolis: como mencionado, o cálcio é muito importante para aumentar a saúde óssea e brócolis é uma fonte muitas vezes esquecido de cálcio utilizável. As deficiências de cálcio são as principais causas da degeneração da saúde óssea;

– Fígado bovino e de galinha: fígado de vaca ou de galinha, oferece algumas das melhores fontes de minerais e vitaminas B. O fígado é uma fonte fantástica de complexo de vitamina C, ferro e muitos dos minerais necessários para o nosso corpo.

Receita suco antioxidantes e que aliavam sintomas MENOPAUSA

2 castanhas-do-Pará picadas

1/2 cenoura

1/2 banana

½ maça

1c de sopa de linhaça dourada triturada

1 copo de água de coco ou água mineral

Nutricionista: Mariana Parra