2348 - Rigolo -  Dicas da Nutri - 2017 - setembro 02

Dica da Nutricionista Mariana Parra:

Na gravidez é importantíssimo manter uma alimentação saudável e balanceada, pois o bebê irá precisar dos nutrientes para poder se desenvolver. Porém, não basta apenas sair comendo tudo o que dá vontade, porque além de engordar mais do que o indicado, você pode não estar se alimentando com tudo o que é necessário.
Deve-se atentar ao consumo de alimentos ricos em ferro para evitar uma possível anemia e ácido fólico para garantir uma boa formação do sistema nervoso do bebê. Não podemos deixar de citar as frutas, pois são ricas em fibras, vitaminas e minerais que darão um aporte importantíssimo nesta fase, inclusive na imunidade da mãe.

Enjoo? O limão é um santo remédio. Pode ser um picolé de limão, uma limonada ou água gelada com gotinhas de limão. Gelados com sabor cítrico são ótimos para melhorar enjoo. Aliás, o limão deve estar sempre presente, pois além da Vitamina C ajuda a digestão. Limão é ótimo para temperar saladas verdes e de preferência cruas que devem ser consumidas em grandes quantidades e mais do que nunca orgânicas, não dá para aceitar agrotóxicos para o nosso bebezinho.

Não fique muito tempo sem se alimentar: quando for se ausentar de casa por períodos mais prolongados, carregue biscoitos caseiros, frutas (banana, maçã ou pêra, por exemplo) ou barrinhas de cereais com oleaginosas.

Evite: bebidas cafeinadas, adoçantes artificiais e doces. Não tome bebida alcoólica.

Sal: em excesso provoca inchaço e pressão alta. Abuse dos temperos naturais como cebola, salsinha e ervas variadas – sálvia, manjericão, hortelã e orégano dão um sabor bem especial aos alimentos.

Esqueça: frituras, embutidos e enlatados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.

Veja esta receitinha de suco rico em ferro:

Suco de beterraba e cenoura

A beterraba contém um excelente teor de ferro, que nos ajudará a tratar a anemia, somando a cenoura ajudará a assimilar sua absorção.

Ingredientes

1 beterraba;
1 cenoura;
2 colheres de sopa de levedura de cerveja;
Um copo de água.

Modo de preparo

Lave e corte a beterraba e a cenoura. Coloque-as em um liquidificador com um copo de água e bata tudo até conseguir uma consistência homogenia, por fim, adicione a levedura de cerveja.